quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Drops - Walter Benjamin - Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação

Final de semestre..., estou sem tempo para novas postagens. Resolvi “colar” aqui alguns trechos impactantes deste filósofo que estou estudando. Divirtam-se.

“é ocioso ficar meditando febrilmente na produção de objetos – material ilustrado, brinquedos ou livros – que seriam apropriados às crianças. Desde o Iluminismo é esta uma das mais rançosas especulações do pedagogo. Em sua unilateralidade, ele não vê que a Terra está repleta dos mais puros e infalsificáveis objetos da atenção infantil.” (p. 57)

"Demorou muito tempo até que se desse conta que as crianças não são homens ou mulheres em dimensões reduzidas – para não falar do tempo que levou até que essa consciência se impusesse também em relação às bonecas. É sabido que mesmo as roupas infantis só muito tardiamente se emanciparam das adultas. Foi o século XIX que levou isso a cabo. Pode parecer que o nosso século tenha dado um passo adiante e, longe de querer ver nas crianças pequenos homens ou mulheres, reluta inclusive em aceitá-las como pequenos seres humanos.” (p. 86)

“jamais são os adultos que executam a correção mais eficaz dos brinquedos – sejam eles pedagogos, fabricantes ou literatos –, mas as crianças mesmas, no próprio ato de brincar.” (p. 87)

“O brinquedo e o brincar formam, nos escritos de Benjamin, um par dialético que traduz o relacionamento entre o adulto e a criança. Enquanto o brinquedo, ao longo da história cultural, representa a proposta pedagógica do educador, o brincar expressa a resposta da criança. Na imprevisibilidade de suas reações, esta preserva sua autonomia.” (WILLI BOLlE – orelha do livro)


Referência: BENJAMIN, W. Reflexões; a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.

Comentem!

4 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, é um prazer comentar sobre um blog tão bem feito! Meu nome é Edneide, sou aluna do 2º ano de Pedagoagia da Universidade de Uberaba -Uniube (Uberaba - MG). Tive a oportunidade de ver aqui questões muito importantes para formação de um educador. Parabéns!!
Nossa turma desenvolve alguns trabalhos em um blog, orientadas pela professora Martha Prata Linhares, se puder visite-nos depois > http://nosbrincamos.blogspot.com/.

Unknown disse...

Andrea,
gostei muito do seu blog. Eu cheguei nele porque coloquei no Google este trabalho do Walter B. Apesar de ser jornalista, também sou uma estudiosa dos temas da infância. Sou apaixonada por literatura infantil. Se quiser conhecer meu blog, segue endereço: http://quintaldavo.wordpress.com
Um grande abraço, Renata

Anônimo disse...

Eu estava no Google procurando algo sobre o lúdico e vi algumas referências sobre o tema e gostei de ver aqui os escritos de Walter B.

Sou formada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE)e agora vou concluir especialização em Psicopedagogia. E o meu tema trata justamente da questão do 'brincar'.

Unknown disse...

"Só para desabafar"
Sou professora de Educação Infantil formada em Pedagogia e Psicopedagogia... Ontem 26/08/2011 estavamos, eu e outros professores, reformulando os plano de ensino da escola, e por falar em brinquedo, em um dos planos para crianças de 3 anos, um dos objetivos propostos era "mantê-las ocupadas".. =(( acredito que sentimos a mesma coisa ao lermos isto... =(( "obrigada pelo espaço"...