terça-feira, 9 de setembro de 2008

Problemas com a Matemática? (II)

Para exemplificar o que falei na postagem anterior sobre a relação nível de desenvolvimento e ensino da matemática, separei dois vídeos que encontrei no you tube, com o teste clássico de Piaget para a conservação das quantidades discretas (ou da noção de número). O primeiro vídeo representa uma criança que não conservou esta noção e o segundo, uma criança que conservou. A seguir farei os comentários.





Não há idade fixa, rígida, para conservar esta noção, mas as crianças a conservam por volta dos 6/7/8 anos. Você pode imaginar como uma criança que responde como a do primeiro vídeo lida com os números e operações matemáticas? Os algarismos não representam para ela o conjunto daquela quantidade, as quantidades mudam conforme as aparências. Muitas escolas ignoram o nível de desenvolvimento das crianças e lidam com elas partindo do pressuposto que todas são "conservadoras", ou pensam como os adultos. Isso não significa que a escola deve esperar a criança "amadurecer", há atividades que levam à conservação, como a classificação, a ordenação, a seriação e a correspondência. Estas atividades são fundamentais na Educação Infantil, por exemplo, que "perde" um tempo enorme ensinando a criança a "contar".
Este é apenas um de mais de uma centena de testes desenvolvidos por Piaget e sua equipe. Quis apenas ilustrar como uma dificuldade em aprender a matemática pode estar ligada a um "atraso" no nível de desenvolvimento, às vezes pequeno e fácil de resolver se estimulado. Coloquei atraso entre aspas porque, como disse, não há idade fixa para cada conservação. Se a escola identificasse o nível de desenvolvimento das crianças e trabalhasse a partir daí, não haveria "atraso" e as dificuldades e consequentes barreiras seriam menores. Cabe ressaltar aqui que a menina do primeiro vídeo não está de modo algum "atrasada", ela pensa diferente da menina do segundo vídeo, que neste caso é visivelmente mais velha. Crianças da mesma idade e de uma mesma turma podem, no entanto, apresentar níveis diferentes de conservação. É nestes casos que uma dificuldade no aprendizado da matemática pode se configurar.

Sugestão de leitura sobre o tema: A Criança e o Número - Constance Kamii

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Gostou do blog?
Então vote antes de sair!


Nenhum comentário: