quarta-feira, 9 de julho de 2008

Férias Escolares!!!!!


Muitos pais ficam apreensivos quando as férias se aproximam. O que fazer com as crianças em casa? A apreensão é legítima, principalmente se os pais trabalham e não tiram férias no mesmo período. Seguem algumas sugestões.

As colônias de férias são uma boa opção. As crianças ficam em contato com outras crianças, de idades diferentes, e as atividades são variadas. Os clubes, museus, parques e escolas têm oferecido diferentes opções como oficinas de teatro, artes plásticas, culinária, jardinagem, vários tipos de esportes, caminhadas ecológicas, etc.

Apesar das colônias de férias serem interessantes, vale reservar um tempo para ficar em casa, sem fazer “nada” mesmo... ver televisão, reencontrar brinquedos esquecidos, um cantinho misterioso, um armário nunca antes explorado, fazer uma receita, ler um livro ou gibi.... as possibilidades são inúmeras.

As férias escolares são também uma excelente oportunidade para atividades em família. Mesmo quando os pais não têm a possibilidade de tirar férias no mesmo período, é importante tentar negociar um horário, como sair mais cedo ou chegar mais tarde. Que tal fazer um piquenique no Jardim Botânico da cidade ou em um parque? Ou conhecer os pontos turísticos da cidade? (aqui no Rio de Janeiro é muito comum as crianças e os adolescentes nunca terem ido ao Corcovado ou Pão de Açúcar, por exemplo. Os pontos turísticos acabam se restringindo aos turistas.)

Uma outra sugestão é levar as crianças/adolescentes a atividades culturais com museus, exposições, cinema, teatro, shows de música, etc. Muitas vezes durante o período de aulas, na correria do dia-a-dia, acaba não sobrando tempo para isto.

Quanto mais ricas e diversificadas forem as experiências da criança e do adolescente, mais “conexões” eles podem fazer. Oferecer esta variedade de experiências, afetivas e intelectuais, é uma forma de oferecer mais ferramentas para lidar com a vida, presente e futura. Não basta colocar em uma boa escola e em um bom curso de inglês.

Quem tiver outras sugestões de atividades de férias, deixe um comentário!


Gostou do Blog? Então vote!

6 comentários:

DÉBORA disse...

Olá querida Andréa! Obrigada por você me ecolher para mandar um selinho de amizade. Estou sempre por aqui, porque gosto muito do seu bloge sou psicopedagoga.
Fique a vontade para visitar o meu também.
Ah.... e se quiser, pode recomendá-lo.
Abraço

Silke - PapierStudio disse...

o blogger não permite assinaturas com blinkies nos comentários, mas permite o link ...

beijinhos
Zizi
Silke Lemcke

O Pedagogo disse...

Oi Andréa! O seu blog é muito interessante!!

Marcia Müller Garcez disse...

Valeu pelas dicas!
Bjs Marcia

Unknown disse...

Olá Andréa tenho um filho de 8 anos ele não sabe nem ler e nem escrever ele não presta atenção no que agente esprica e na escola a mesma coisa me agida aguddesesperada e ele perdeu um ano o que fazer obrigada...

Unknown disse...

Olá Andréa tenho um filho de 8 anos ele não sabe nem ler e nem escrever ele não presta atenção no que agente esprica e na escola a mesma coisa me agida aguddesesperada e ele perdeu um ano o que fazer obrigada...