terça-feira, 19 de junho de 2007

O que é Psicopedagogia?

Todos nós aprendemos de forma diferente, uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, uns são mais visuais, outros auditivos, por exemplo. Há também diferentes formas de ensinar. Os atos de aprender e ensinar estão tão interligados que não é possível mais separá-los dentro do processo educacional.
Como se aprende/ensina? Porque alguns aprendem outros não? Qual a origem da dificuldade em aprender determinado conteúdo/habilidade? São algumas das perguntas feitas pela Psicopedagogia. Seu objeto de estudo são os atos de aprender e ensinar, levando em conta o ser que aprende, ensina, modifica e é modificado, em sua singularidade.
A Psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo educacional de uma maneira interdisciplinar, buscando para este desafio fundamentos na Pedagogia, na Psicologia e em diferentes áreas de atuação. Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, como: fatores fisiológicos, psicológicos, sociais ou pedagógicos.
A Psicopedagogia Clínica busca investigar as possíveis dificuldades no processo educacional - observando os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos - e intervir de modo a remover ou minimizar as barreiras que impedem ou dificultam a aprendizagem. O Psicopedagogo realiza entrevistas, avaliações, atividades lúdicas e diferentes instrumentos para identificar estas barreiras. Ele intervém orientando os pais, os professores e ajuda o próprio indivíduo (ou grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista deste processo.

17 comentários:

Unknown disse...

sou pedagoga e estou pensando de fazer uma pós em psicopedagogia,mas tenho medo de nao ser um curso muito bom .suiá

Princesa GLeice disse...

eu parabenizo a tdos pedagogos e psicopedagogos,é uma profissão adorável e estou grande desejode pertencer a familia dos pedagogos esta espaço educacional maravilhoso

susu disse...

eu estou pensando em fazer psicopedagogia mas depois de ler isso acho q me interessei um pouco mais

Carmen Absy disse...

Olá ! acho muito interessante esta profissão, me despertou uma grande curiosidade de aprender profundamente e no futuro fazer parte desta equipe de psicopedagogos para trabalhar em prol do ser humano. Portanto, me matriculei para fazer o pós em Psicopedagogia embora ter me formado em Gestão de Recursos Humanos. Será que terei muita dificuldade por não ter feito a graduação nesta mesma área? Alguém da área poderia dar uma luz a este assunto ? Agradeço à todos e parabenizo à todos Psicopedagogos.

Unknown disse...

ooi , tenho 13 anos , quero ser psicopedagogo , moro no rio de janeiro , tem alguma faculdade , especializada nessa area ?

Andrea Garcez disse...

Enzo, a Psicopedagogia é uma especialização, ou seja, é oferecida em nível de Pós-graduação. Você pode fazer faculdade de Pedagogia (meu caso), Psicologia, fonoaudiologia ou outra relacionada à area e depois especializar-se em Psicopedagogia.
Carmen, acho que você pode sentir um pouco de dificuldade, sim, mas nada que com algumas leituras extras e boa vontade você não supere. Converse com seus professores.
Beijos,
Andrea Garcez

Unknown disse...

Olá, tenho 24 anos e sou formada em Ed.Física , porém trabalho em outro ramo totalmente diferente. Há pouco tempo fiz um cursinho preparatório para concurso público onde estudamos vários autores da área da educação . Depois disso comecei a me interessar e gostar muito desta área . Apesar de não estar tão ligada a minha área de formação, depois de pesquisar mais sobre a psicopedagogia, resolvi fazer uma Pós e tentar ingressar neste ramo. Tenho um pouco de medo por eu nunca ter trabalhado com isso ( como educadora )e por não estar tão relacionado a Ed. Física, mas tenho certeza que vou gostar de trabalhar com isso. Acho incrível esssa profissão !

Andrea Garcez disse...

Olá, Vanessa!
A Psicopedagogia é uma área multidisciplinar. Talvez você encontre, sim, algumas lacunas, por não trabalhar como educadora, mas por outro lado, poderá contar com um conhecimento riquíssimo da área de Educação Física, como por exemplo, toda a parte de Psicomotricidade... Boa sorte!
Bjs,
Andrea

vanusia Estevam disse...

ola Vnessa realmente a pisicopedagogia é uma area fascinante,ao passo que se estuda os problemas e lhe da um solução a esses problemas em relação a prendisagem realmente se aprende muito,eu faco pedagogia e quero muito fazer pisicoligia.

Anônimo disse...

Ola!! Acho essa profissao muito boa tenho 16 anos e esto no 2 ano do ensino medio. Ja tenho um tempo estudando sobre a Psicopedagogia pois acho uma area boa, tenho um irmao cm dificuldades mentais, e vejo como e dificil encontrar um Psicopedagogo. Vou fazer essa area na faculdade

Anônimo disse...

Ola!! Acho essa profissao muito boa tenho 16 anos e esto no 2 ano do ensino medio. Ja tenho um tempo estudando sobre a Psicopedagogia pois acho uma area boa, tenho um irmao cm dificuldades mentais, e vejo como e dificil encontrar um Psicopedagogo. Vou fazer essa area na faculdade

Anônimo disse...

Ola!! Acho essa profissao muito boa tenho 16 anos e esto no 2 ano do ensino medio. Ja tenho um tempo estudando sobre a Psicopedagogia pois acho uma area boa, tenho um irmao cm dificuldades mentais, e vejo como e dificil encontrar um Psicopedagogo. Vou fazer essa area na faculdade

criartes gardênia oficial disse...

Oi gostaria de saber qual o salario de um psicopedagogo ,poi estou cursando pedagogia e quero fazer uma pós mas ainda estou em duvida.

criartes gardênia oficial disse...

Ola gostaria de saber qual o salario de um psicopedagogo, poiis faço pedagogia e quero fazer uma póis mais estou em duvida e me interesei em psicopedagogia.aguardo

Unknown disse...

Olá, estou me graduando em administração e gostaria de lecionar em faculdades. Me falaram que posso fazer docência do ensino superior mas é melhor fazer psicopedagogia ? É verdade com pos nessa área a pessoa consegue?

Meu blog Mary disse...

Bom dia caros (as) colegas (os), estou com uma criança que segundo a escola, não foi alfabetizado, me sinto a vontade para solicitar ajuda aos meu colegas. Percebo nas avaliações, que não parece ser exatamente o que falam. Inclusive orientaram a mãe da criança a colocá-lo para ser alfabetizado no 2º turno: a criança é aluno de 3º ano e estuda na mesma escola no 1º turno.Lê com dificuldades, memorizou algumas letras do alfabeto, copia da lousa palavras com poucas sílabas, quando se trata de produzir uma frase de acordo com uma figura, a criança escreve a frase formando uma só palavra. Estou solicitando ao grupo que se alguém teve ou tem algum paciente com estas características ou parecida peço-lhes algumas informações sobre o mesmo. Solicito aos meus colegas (os), um modelo de parecer psicopedagógico, caso eu não esteja pedindo demais, pois, o que eu tinha perdi na formatação do meu computador.

ANONIMO disse...

Oi pessoal.
Falando sobre esse curso Psicopedagogia. A propósito estou cursando. Acho que esse curso sozinho não capacita a pessoa para atuar com tanta desenvoltura como li nesse texto e em tantos outros. Penso que qualquer curso que a pessoa for fazer tem que se aprofundar mais em todas as áreas da educação, buscando entender mais sobre os problemas de aprendizado e sua singularidade.Sinto que o curso ensina muito pouco. Estou terminando essa pós com um sentimento de que falta algo para completar.