tag:blogger.com,1999:blog-2431514561080014365.post3500014607756911182..comments2023-06-25T08:58:01.724-07:00Comments on Psicopedagogia: Conservação da SubstânciaAndrea Garcezhttp://www.blogger.com/profile/04324400639375242802noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2431514561080014365.post-49254220962469178052011-07-27T11:18:41.257-07:002011-07-27T11:18:41.257-07:00Esqueci de dizer que a criança aprende e se desenv...Esqueci de dizer que a criança aprende e se desenvolve durante a testagem! Além de confirmar o nível de desenvolvimento, os questionamentos provocam desequilíbrios e podem favorecê-lo, para além de "diagnosticá-lo". <br />Mas o papel do adulto é sempre questionar, nunca dar as respostas. Sua fala é carregada de autoridade e prestígio e pode dificultar a fala espontânea da criança.Andrea Garcezhttps://www.blogger.com/profile/04324400639375242802noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2431514561080014365.post-54984303307652471992011-07-27T11:11:56.064-07:002011-07-27T11:11:56.064-07:00Concordo com você! Poderia haver mais questionamen...Concordo com você! Poderia haver mais questionamentos - como você sabe? Tem certeza? Me explica de outro jeito? Me prova. Mas antes não tinha a mesma coisa/quantidade? (no caso das crianças do primeiro vídeo)Mas a minhoca não está maior (no caso do segundo vídeo), etc. <br />A justifica da criança do segundo vídeo foi por identidade (no começo era igual), mas Piaget também descreve as conservações por reversibilidade (quando a criança desfaz a transformação e anula a ação) e reciprocidade (quando ela transforma também a outra bola). <br />Por outro lado, é importante lembrar que as ações também são muito importantes e nos dão pistas (não apenas a fala das crianças). Por exemplo, no caso da menina do primeiro vídeo, logo no começo, para igualar a quantidade de massa das bolas ela as amassa, indicando uma possível não conservação, que é confirmada no decorrer do teste. <br />Outra crítica que eu faria é o uso excessivo de diminutivos no segundo vídeo. <br />Cabe ressaltar que esses foram os melhores vídeos que encontrei na época da postagem. Assisti a alguns com erros conceituais. (não os postei) Em um deles o adulto derrama o líquido na mesa ao fazer a primeira transformação e diz não ter problema,continuando a testagem. O teste visava saber justamente se a criança conserva a noção de quantidade de líquidos e uma vez tendo sido derramado a quantidade não é a mesma!<br />Enfim sua crítica é muito importante. Obrigada pela contribuição.<br />AndreaAndrea Garcezhttps://www.blogger.com/profile/04324400639375242802noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2431514561080014365.post-84648717551717824322011-07-27T10:00:48.587-07:002011-07-27T10:00:48.587-07:00Gostei dos vídeos,porém, acredito que faltaram con...Gostei dos vídeos,porém, acredito que faltaram contra-argumentações para as respostas da criança... Acredito que quando a criança não é estimulada a analisar seus pensamentos,o teste se torna ineficaz. É preciso ter certeza do nível de pensamento a criança está... e isso só se dá com a contra-argumentação.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12517728089777550484noreply@blogger.com